Transplante Capilar FUE: tudo o que precisa saber

Saiba todos os detalhes sobre a técnica FUE

A técnica FUE (Folicular Unit Extration) é utilizada devido à queda de cabelo, sendo a causa mais comum, a alopecia androgenética (alopecia hereditária). A grande adversidade da alopecia androgenética, além dos próprios fatores genéticos do indivíduo, é a hormona di-hidrotestosterona (DHT). A enzima 5ɑ-redutase catalisa a DHT a partir da testosterona, originando uma hormona mais forte. Esta reação ocorre em algumas áreas do couro cabeludo, como na coroa e na zona frontal, não sendo por acaso, essas regiões as campeãs da queda de cabelo nos homens. As mulheres também produzem esta hormona mas em muito menor quantidade.

 

Aproximadamente de 95% dos homens calvos têm origem genética, mas praticamente todos apresentam cabelo na nuca e nas zonas laterais, estas são as regiões não afetadas geneticamente, e por consequente, hormonalmente. É precisamente por isto que estas áreas servem como doadoras de fios no transplante capilar FUE, ao ser transplantado de uma parte do corpo para outra, o fio capilar, manterá as características do local de origem, conservando-as por tempo indeterminado, logo os fios transplantados não terão tendência a cair.

 

Sobre o transplante capilar FUE

 

O transplante capilar FUE é o procedimento mais usado em todo o mundo, com excelentes resultados que se traduzem num aspeto natural. No transplante capilar de unidade folicular retira-se cabelo de áreas onde não se verifica queda de cabelo (área doadora), habitualmente sob a forma de uma fina tira de pele ou folículo a folículo. Uma vez que o recetor é o próprio doador, diminui drasticamente  o risco de rejeição ou de reação alérgica.

 

Prosseguindo, esta técnica é realizada em duas fases bem distintas, a extração e o implante. Entre a extração e o implante os folículos ficam preservados numa solução salina em caixas de petri, assim reduz-se, praticamente evitando, a agressão dos folículos durante o processo. Primeiro realizam-se micro-orifícios na zona em que queremos melhorar a densidade de cabelo e, finalmente, introduzem-se os folículos colocando um ou dois cabelos em cada orifício.

 

Utilizando o transplante capilar de FUE não é necessário fazer cortes, sendo portanto esta técnica menos invasiva que a técnica FUT. O cabelo transplantado cai entre o 1º e o 2º mês. Entre o 3º e o 4º mês renasce, com um aspeto natural, e dura toda a vida.

 

Dependendo da área a tratar, o procedimento, demora em média 7 horas, o paciente irá para casa no mesmo dia não havendo necessidade de internamento. É minimamente invasivo, totalmente indolor, utilizando-se apenas anestesia local, a cicatrização ocorre rapidamente e os resultados permanentes são visíveis ao fim de alguns meses. O resultado é tanto melhor quanto maior a espessura do cabelo e a densidade da área doadora, quanto mais precocemente efetuar o transplante capilar menor o impacto na imagem. Nos 3 dias seguintes ao transplante, o cabelo não deve ser lavado, devendo ser hidratado somente com soro fisiológico. Não deve frequentar espaços para fumadores,  usar lenços ou chapéus e evitar a exposição solar.

 

Vantagens e desvantagens do transplante capilar FUE

 

Vantagens

* A extração é feita folículo a folículo. Evita-se o trabalho de ter que separar as unidades foliculares;

* Não se fazem cortes, sendo portanto esta técnica menos invasiva que a técnica FUT, não deixando grandes cicatrizes;

* Menor manuseamento do folículo quando comparada com a técnica FUT, evitando agressões que podem danificar o folículo a ser implantado;

* Menos desconforto no pós-operatório;

* Ausência de cicatriz linear, ideal para quem usa o cabelo curto;
* Possibilidade de realizar o transplante capilar mesmo em indivíduos com um couro cabeludo com pouca elasticidade;
* Pode-se obter pêlo de outras áreas doadoras: barba, tórax, etc… .

 

Desvantagens

* Na maioria dos casos são usados instrumentos de extração de 1, 1,2 a 1,5mm de diâmetro, deixando pequenas cicatrizes sob a forma de micro-peladas;
* Subdivisão de elevada percentagem de unidades foliculares com a utilização recorrente do microscópio;
* O implante é realizado em duas fases, primeiro a abertura de orifícios com cânulas na zona receptora. Posteriormente os folículos são colocados nestes orifícios, sendo praticamente impossível o controle total do ângulo e profundidade do implante;
* Necessário raspar o cabelo.

 

Sempre que realizamos uma intervenção cirúrgica, mesmo que pequena, devemos pesquisar e recorrer aos melhores serviços, procurar clínicas experientes com bons profissionais, inovadoras, que aconselhem e acompanhem o paciente no pré e pós procedimento. Em Portugal, a MediCapilar pioneira em transplante capilar, conta com uma equipa de profissionais de saúde de referência, com 7 anos de experiência, e ainda utilizam uma avançada técnica de extração individual dos folículos capilares, sem recurso a cortes de pele e sem cicatrizes.

 

Consulta de Avaliação Capilar

[instagram-feed]

    Está a um passo de mudar a sua vida.

    Marque já a sua Avaliação Capilar Gratuita
    e sem compromisso

    Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.

      Está a um passo de mudar a sua vida.

      Fique atento, entraremos em contacto de seguida

      Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.